5th Graders Design and Play Their Own Board Game | 5º ano criam e jogam o seu próprio jogo de tabuleiro

Active learning was in full swing in the 5th-grade classroom as students took creativity and critical thinking to the next level by designing their own board game from scratch. From crafting the rules to creating custom question cards, the students worked collaboratively to bring their unique vision to life.

The game, as seen in their hand-written rules, involved strategic moves, point accumulation, and a range of outcomes triggered by landing on different colored spaces. Players answered questions, advanced spaces, or even went back to the start, depending on the cards or spaces they encountered. Professora Joana Geraldo contributed by crafting thought-provoking questions for the game, ensuring it aligned with their Portuguese as a Second Language curriculum.

After completing the game design, the students enthusiastically tested it out in class. The hands-on activity not only encouraged teamwork but also allowed the students to apply problem-solving and decision-making skills in a fun and engaging way.

This project exemplifies the power of active learning, where students take ownership of their education, blending creativity, collaboration, and critical thinking in an enjoyable and meaningful context.

A aprendizagem ativa estava ao rubro na sala de aula do 5º ano, quando os alunos levaram a criatividade e o pensamento crítico para o nível seguinte, concebendo o seu próprio jogo de tabuleiro a partir do zero. Desde a elaboração das regras até à criação de cartões de perguntas personalizados, os alunos trabalharam em colaboração para dar vida à sua visão única.

O jogo, tal como se vê nas regras escritas à mão, envolveu movimentos estratégicos, acumulação de pontos e uma série de resultados desencadeados pela aterragem em espaços de cores diferentes. Os jogadores respondiam a perguntas, avançavam espaços ou até voltavam ao início, dependendo das cartas ou espaços que encontravam. A Professora Joana Geraldo contribuiu com a elaboração de perguntas estimulantes para o jogo, assegurando que este se alinhava com o seu currículo de Português como Segunda Língua.

Depois de concluírem a conceção do jogo, os alunos testaram-no com entusiasmo na aula. A atividade prática não só incentivou o trabalho em equipa, como também permitiu aos alunos aplicar competências de resolução de problemas e de tomada de decisões de uma forma divertida e cativante.

Este projeto exemplifica o poder da aprendizagem ativa, em que os alunos se apropriam da sua educação, combinando criatividade, colaboração e pensamento crítico num contexto agradável e significativo.

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