Pilares &
Competências
“As crianças devem ser ensinadas a pensar e não o que pensar.” _Margaret Mead
Diversidade
& Inclusão
ACREDITAMOS NA INCLUSÃO, na partilha de aprendizagens e no desenvolvimento de relações. Alunos partilham AULAS E PROFESSORES, INDEPENDENTEMENTE DAS SUAS NECESSIDADES.
Somos uma escola onde todos são bem-vindos, independentemente das suas origens ou necessidades, desde funcionários e professores a alunos e pais. Cada criança é única e tentamos promover um ambiente onde se sintam confortáveis e seguros para se expressarem.
Natureza
VEMOS A RELAÇÃO COM A NATUREZA COMO UM DOS GRANDES RECURSOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.
A escola foi projetada de forma a que os nossos alunos tenham contato diário com a natureza. Procuramos abraçar a rica geografia única da área de Cascais / Sintra - um ambiente exterior verde e biodiversificado que temos à porta da nossa escola. Para as crianças do pré-escolar, fazemos passeios na floresta todas as semanas.
Sustentabilidade
OS NOSSOS ALUNOS CRESCEM ATENTOS à diferença que os pequenos gestos podem fazer.
Cuidar do nosso planeta é o melhor investimento para o futuro. É com orgulho que alinhamos os nossos esforços com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Ao integrar estes objetivos globais no nosso currículo, os nossos alunos aplicam o conceito de sustentabilidade e compreendem o respetivo impacto das ações sustentáveis que adotam.
Pensamento
Crítico
O DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR E CRIATIVO LEVA AO PENSAMENTO CRÍTICO.
O pensamento crítico é uma habilidade transversal que estimulamos, desafiando os nossos alunos, nas aulas e fora da sala de aula. Os nossos alunos aprendem e desenvolvem habilidades de pesquisa, processamento e análise de informação, para debaterem e comunicarem de uma forma atenciosa e respeitosa.
Criatividade e Liderança
Fornecemos recursos acessíveis e oportunidades para pensadores adaptáveis explorarem soluções a problemas de forma criativa.
Apoiamos os nossos alunos para que sejam criativos e confiantes, vivendo o fracasso como parte do processo para atingir a excelência. Encorajamo-los a tomarem ações, explorar o mundo com empatia e pensar de forma inovadora. Como parte do nosso compromisso de cultivar estas qualidades, orgulhamo-nos de trabalhar em parceria com o Prémio do Duque de Edimburgo.
Colaboração e Trabalho de Equipa
FOCO NA COOPERAÇÃO PARA UMA COMPETIÇÃO SAUDÁVEL.
Num mundo cada vez mais globalizado, pensar em conjunto para resolver um problema comum é uma competência para a vida.
Ao criar a ponte entre realização e envolvimento coletivo, desenvolvemos futuros cidadãos capazes de transformar o mundo de forma colaborativa.
Domínio Académico
EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS de ensino ativo BENEFICIAm O DESENVOLVIMENTO intelectual.
Queremos que os nossos alunos tenham um bom desempenho académico e desenvolvam competências transversais, aplicando o que aprenderam, para se tornarem cidadãos globais ativos.
Capacidades essenciais de pensamento através da prática persistente: agilidade mental, empatia, criatividade e pensamento crítico.
Cidadania Global
OFERECEMOS LIBERDADE CRIATIVA E ANALÍTICA PARA OS ALUNOS INOVAREM E EXPLORAREM O MUNDO COM EMPATIA.
As nossas crianças são desafiadas a assumir papéis ativos dentro da nossa comunidade e capacitadas para agir local e globalmente, para construir uma sociedade mais pacífica, tolerante e inclusiva. Para além disso, colaboramos com o programa Model United Nations (MUN) em toda a escola, fomentando as competências diplomáticas e a consciência global dos nossos alunos.
Currículo
Percurso Académico
Escolhemos seguir o percurso académico que oferece um leque variado de opções:
Currículo Nacional Português e Currículo Internacional Cambridge
Currículo Nacional Português
De forma a ajudar os nossos alunos a alcançar o seu potencial, oferecemos disciplinas de enriquecimento curricular como Yoga, Cambridge Global Perspectives, workshops criativos e atividades extracurriculares.
Pré-Escolar
Pré-Escolar
3-6 anos de idade
Orientações do Currículo Nacional Português*
*Enriquecido
LÍNGUA DE ENSINO
Principal Português
Secundária Inglês
Os grupos de pré-escolar são formados por alunos das diferentes idades. Os mais novos exploram e exercitam a sua criatividade e imaginação através de brincadeiras e jogos.
Enriquecimento Curricular
Música
Meditação
Ioga
Inglês
Educação Física
Atividades na floresta
Horta
Visitas ao Laboratório de Ciências
“Oficina dos Sons”
Desenvolvimento primário de capacitação da leitura e escrita e consciência fonológica.
SER
Primary
(1º a 4º ano)
Primária
1º CICLO (1º AO 4º ANO)
6-10 ANOS DE IDADE
Orientações do
Currículo Nacional
Português*
*Enriquecido
LÍNGUA DE ENSINO
Principal Português
Secundária Inglês
Português é a língua principal, mas os alunos ouvem e praticam inglês no seu dia-a-dia.
Enriquecimento
Curricular
Disciplinas Base
1º Ciclo
Português
Inglês
Matemática
Estudo do Meio
Expressão Musical
Educação Física
Expressão Plástica
Brain Gym
Meditação
Workshops Opcionais
(para abordar temas do interesse dos alunos, tais como: Programação, Artesanato, Agricultura, Culinária, Leitura de histórias e atividades ao ar livre)
Ioga
Filosofia para Crianças
Currículo Internacional Cambridge
Diversificado, flexível e útil quando se trata de fazer escolhas para o futuro.
O Currículo Internacional possibilita a candidatura dos alunos a universidades portuguesas e estrangeiras, dependendo da escolha das suas disciplinas e avaliações.
Ao longo destes 6 anos, o currículo é enriquecido com Música, Educação Física e Cambridge Global Perspectives. A conclusão de cada uma das fases é feita com base nos resultados dos Exames Internacionais Cambridge, cujas avaliações são feitas a partir de critérios externos.
Middle School
(5º a 8º ano)
Middle School
5º ao 8º ano
10-14 anos de idade
Currículo
Nacional Português (5º-6º)
Currículo Internacional Cambridge*
(7º-8º)
*Enriquecido e com equivalência ao Sistema Educacional Português
LÍNGUA DE ENSINO 5º e 6º
Principal Português
Secundária Inglês
LÍNGUA DE ENSINO 7º e 8º
Principal Inglês
Estes anos de preparação para o IGCSE, representam um ambiente flexível para que os alunos se adaptem às exigências académicas dos anos seguintes.
Disciplinas 5º e 6º
Português
como 1ª ou 2ª língua
Inglês
como 1ª ou 2ª língua
Matemática
Ciências Naturais
História e Geografia de Portugal
Educação Visual
Educação Tecnológica
Educação Musical
Educação Física
Cambridge Global Perspectives
Física e Química
SER (Social & Emotional Re-design)
Disciplinas 7º e 8º
Português
como 1ª ou 2ª língua
Inglês
como 1ª ou 2ª língua
Espanhol ou Francês
Matemática
Biologia
Física e Química
História e Geografia
Artes e Design
Educação Física
TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação
Cambridge Global Perspectives
SER (Social & Emotional Re-design)
Todos
Workshops
música, performance, culinária, artes plásticas, desporto, magia, revista da escola, design de moda, MUN.
Clubes de Apoio ao Estudo
Assembleia de Turma
Assembleia de Alunos
Secondary: IGCSE
(9º e 10º ano)
Secondary
IGCSE
9º E 10º ANO
14-16 ANOS DE IDADE
Currículo
Internacional Cambridge*
*Enriquecido
Exames Internacionais Cambridge
LÍNGUA DE ENSINO
Principal Inglês
Sencundário Português
Cambridge IGCSE ajuda os alunos a desenvolverem capacidades de pensamento criativo e de resolução de problemas. São as bases perfeitas para os estudos de AS & A-Level.
Disciplinas
Obrigatórias
Português
como 1ª ou 2ª língua
Inglês
como 1ª ou 2ª língua
Matemática
Ciências
PELO MENOS 3
Disciplinas
Opcionais
Espanhol ou Francês
História
Negócios
Gestão Ambiental
Artes & Design
Design & Tecnologia
Música
TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)
Enriquecimento Curricular
TODOS
Enriquecimento Curricular Cambridge
Perspetivas Globais
Enriquecimento Curricular Aprendizes
Educação Física
Brain Gym
Meditação
TAXA DE APROVAÇÃO DE 100% A-LEVELS (2023/24)
Advanced As &
A-Level
Advanced As & A-Level
11º e 12º ano
16-18 anos de idade
Currículo
Internacional Cambridge*
*Enriquecido
Exames Internacionais Cambridge
AICE Diploma
A-level
Língua de Ensino
Principal Inglês
Secundário Português
A estrutura destes 2 últimos anos do percurso Cambridge, é o AICE Diploma, que tem por base a frequência do aluno num diversificado e abrangente leque de disciplinas, que devem estar alinhadas com o caminho universitário que o aluno escolher.
Se os alunos escolherem A-levels em vez de AS- levels, têm de passar nos Exames A-level em pelo menos 3 disciplinas no final do curso. Neste caso não é obrigatório escolherem uma disciplina de cada grupo apresentado.
Enriquecimento Curricular
PARA AICE DIPLOMA
Perspetivas Globais
Combinação
de disciplinas
PARA AICE DIPLOMA
7 créditos, pelo menos uma disciplina de cada grupo
Disciplinas AS = 1 crédito
Disciplinas A= 2 créditos
PARA A-LEVELS
Pelo menos 3 disciplinas no nível extenso
*Só AS
**Só A-Level
1. Matemática, Biologia, Química, Física, Gestão Ambiental, TI, Design & tecnologia, psicologia
2. Língua Inglesa, Literatura e Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Língua e literatura portuguesa, Espanhol
3. Arte & Design, História, Negócios, Psicologia, Gestão Ambiental, Língua Inglesa, Literatura e Língua Inglesa
Ioga
O ioga nutre a força interior e a autoaceitação. Encoraja a relaxarem e a divertirem-se enquanto desenvolvem força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também consciência corporal, concentração e autoconfiança.
Meditação
Através do foco no ser interior, e exercícios de criatividade que abrem horizontes para novas realidades e conquistas, aumentamos o auto conhecimento e os alunos ganham consciência dos seus pensamentos e emoções. Os benefícios da meditação são sentidos na auto-estima, auto-disciplina, auto-afirmação, paz interior e criatividade.
Oficinas Criativas
Programação
Artesanato
Horta
Teatro
Música
Atividades na Floresta
Valorizamos as atividades ao ar livre e prezamos o contato com a natureza. Levamos a pré-escolar para a bela floresta atrás da nossa escola todas as semanas e promovemos passeios regulares na floresta para os alunos mais velhos.
Atividades
Extracurriculares
Extra-Curriculares
Atividades onde os alunos podem explorar diferentes áreas de interesse.
AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PODEM VARIAR DE TRIMESTRE PARA TRIMESTRE E DEPENDEM DO NÚMERO DE INSCRITOS.
Acreditamos que estas atividades oferecem uma oportunidade de aquisição de competências essenciais para a vida, aumentando a auto-estima, criando novas perspetivas e promovem a independência, além de ampliarem os grupos sociais além da sala de aula.
Extracurriculares Disponíveis
Para inscrições, deverá enviar um e-mail para activities@aprendizes.pt de 9 de Setembro até 9 de Outubro.
Mais informação e preços aqui.
As nossas parcerias para atividades crianças/jovens.
Os pais interessados podem contactá-los diretamente.
Pode encontrar AQUI todos os contactos.
Bem Estar
Bem Estar
A Equipa de Well-being dos Aprendizes tem como principal objetivo estar disponível para apoiar os alunos, pais e pessoal no seu crescimento e papéis. Uma equipa sólida de psicólogos, terapeutas da fala, terapeuta ocupacional e técnico de apoio à aprendizagem está alinhada com a escola e as famílias para apoiar e intervir em questões comportamentais, emocionais, linguísticas, sociais, de aprendizagem e sistémicas.
Terapias
Prevenção e Desenvolvimento - SER
Cuidados Comportamentais
Apoio à Aprendizagem
A equipa tem várias linhas de ação:
Observar os alunos em todos os contextos escolares
Auxiliar os professores e o pessoal no seu papel e necessidades
Guiar os professores na gestão dos alunos
Dinâmicas de grupo de trabalho/turma
Dar a aula Social and Emotional Redesign
Avaliações terapêuticas
Intervenções terapêuticas
Através de fronteiras empáticas e firmes, a equipa também tem como objetivo:
Assegurar e desenvolver um equilíbrio entre a vida escolar cognitiva, emocional, física e social do seu filho.
Assegurar que os alunos são auto-suficientes através do desenvolvimento da autoconfiança e consciência, com uma perspetiva empática e conhecedora dos outros e do mundo.
Apoiar e melhorar o processo de aprendizagem e permitir que este seja transferido para fora da sala de aula.