Aprendizagem

 
tempImage0dIuq1.jpg
 
 

“As crianças devem ser ensinadas a pensar e não o que pensar.” _Margaret Mead

 
 
 
DiagramaAranha_29JUN_OK_PT-------.png
 

Diversidade
& Inclusão

ACREDITAMOS NA INCLUSÃO, na partilha de aprendizagens e no desenvolvimento de relações. Alunos partilham AULAS E PROFESSORES, INDEPENDENTEMENTE DAS SUAS NECESSIDADES. 

Somos uma escola onde todos são bem-vindos, independentemente das suas origens ou necessidades, desde funcionários e professores a alunos e pais. Cada criança é única e tentamos promover um ambiente onde se sintam confortáveis e seguros para se expressarem.


Natureza

VEMOS A RELAÇÃO COM A NATUREZA COMO UM DOS GRANDES RECURSOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.

A escola foi projetada de forma a que os nossos alunos tenham contato diário com a natureza. Procuramos abraçar a rica geografia única da área de Cascais / Sintra - um ambiente exterior verde e biodiversificado que temos à porta da nossa escola. Para as crianças do pré-escolar, fazemos passeios na floresta todas as semanas.


Sustentabilidade

OS NOSSOS ALUNOS CRESCEM ATENTOS à diferença que os pequenos gestos podem fazer.

Cuidar do nosso planeta é o melhor investimento para o futuro. É com orgulho que alinhamos os nossos esforços com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Ao integrar estes objetivos globais no nosso currículo, os nossos alunos aplicam o conceito de sustentabilidade e compreendem o respetivo impacto das ações sustentáveis que adotam.

Pensamento
Crítico

O DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR E CRIATIVO LEVA AO PENSAMENTO CRÍTICO.

O pensamento crítico é uma habilidade transversal que estimulamos, desafiando os nossos alunos, nas aulas e fora da sala de aula. Os nossos alunos aprendem e desenvolvem habilidades de pesquisa, processamento e análise de informação, para debaterem e comunicarem de uma forma atenciosa e respeitosa.

 

Criatividade e Liderança

Fornecemos recursos acessíveis e oportunidades para pensadores adaptáveis explorarem soluções a problemas de forma criativa.

Apoiamos os nossos alunos para que sejam criativos e confiantes, vivendo o fracasso como parte do processo para atingir a excelência. Encorajamo-los a tomarem ações, explorar o mundo com empatia e pensar de forma inovadora. Como parte do nosso compromisso de cultivar estas qualidades, orgulhamo-nos de trabalhar em parceria com o Prémio do Duque de Edimburgo.

Colaboração e Trabalho de Equipa

FOCO NA COOPERAÇÃO PARA UMA COMPETIÇÃO SAUDÁVEL.

Num mundo cada vez mais globalizado, pensar em conjunto para resolver um problema comum é uma competência para a vida.

Ao criar a ponte entre realização e envolvimento coletivo, desenvolvemos futuros cidadãos capazes de transformar o mundo de forma colaborativa.

Domínio Académico

EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS de ensino ativo BENEFICIAm O DESENVOLVIMENTO intelectual.

Queremos que os nossos alunos tenham um bom desempenho académico e desenvolvam competências transversais, aplicando o que aprenderam, para se tornarem cidadãos globais ativos.

Capacidades essenciais de pensamento através da prática persistente: agilidade mental, empatia, criatividade e pensamento crítico.

Cidadania Global

OFERECEMOS LIBERDADE CRIATIVA E ANALÍTICA PARA OS ALUNOS INOVAREM E EXPLORAREM O MUNDO COM EMPATIA.

As nossas crianças são desafiadas a assumir papéis ativos dentro da nossa comunidade e capacitadas para agir local e globalmente, para construir uma sociedade mais pacífica, tolerante e inclusiva. Para além disso, colaboramos com o programa Model United Nations (MUN) em toda a escola, fomentando as competências diplomáticas e a consciência global dos nossos alunos.

 
 

Percurso Académico

Escolhemos seguir o percurso académico que oferece um leque variado de opções:
Currículo Nacional Português e Currículo Internacional Cambridge

 

 

Resultados académicos 2024-25

É com orgulho que celebramos os resultados excepcionais dos nossos alunos nos exames A-Level e IGCSE deste ano:

  • 100% de taxa de aprovação nos A-Levels

  • 83% das classificações IGCSE: A a C*

Na Aprendizes - International Active Learning School, os nossos alunos voltaram a superar as expectativas, demonstrando a sua dedicação, resiliência e excelência académica. Estes resultados excepcionais reflectem o trabalho árduo dos nossos alunos, a orientação dos nossos professores e o apoio da nossa comunidade escolar.

Junte-se a nós para celebrar o seu sucesso!

 
 

Currículo Nacional Português

De forma a ajudar os nossos alunos a alcançar o seu potencial, oferecemos disciplinas de enriquecimento curricular como Yoga, Cambridge Global Perspectives, workshops criativos e atividades extracurriculares.

 
 
e-agopra.png
 

Pré-Escolar

3-6 anos de idade

 
 
Pre-school.jpg
 

Pré-Escolar

3-6 anos de idade

Orientações do Currículo Nacional Português*
*Enriquecido

LÍNGUA DE ENSINO
Principal Português
Secundária Inglês

Os grupos de pré-escolar são formados por alunos das diferentes idades.

Os mais novos exploram e exercitam a sua criatividade e imaginação através de brincadeiras e jogos.

 

Enriquecimento Curricular

  • Música

  • Meditação

  • Ioga

  • Inglês

  • Educação física

  • Actividades na floresta

  • Horta

  • “Oficina dos Sons” competências primárias de leitura e escrita e consciência fonológica

  • SER

bg_2-4.jpg
 

Primary

1º CICLO (1º AO 4º ANO)
6-9 ANOS DE IDADE

 
 
elementary.jpg
 

Primária

1º CICLO (1º AO 4º ANO)
6-9 ANOS DE IDADE

Orientações do
Currículo Nacional
Português
*Enriquecido

LÍNGUA DE ENSINO
Principal Português
Secundária Inglês

O português é a língua principal de ensino, mas os alunos irão envolver-se e praticar inglês diariamente.

Disciplinas Base

  • Português

  • Inglês

  • Matemática

  • Estudo do Meio

  • Expressão Musical

  • Educação Física

  • Expressão Plástica 

Enriquecimento Curricular

  • Ioga

  • Meditação

  • Teatro

  • Oficinas eletivas para vivenciar temas de acordo com os interesses dos alunos, como Codificação, Artesanato, Horta, Culinária, Contação de Histórias e Atividades ao Ar Livre.

  • SER

 
bg_6-12.jpg
 

Currículo Internacional Cambridge

Diversificado, flexível e útil quando se trata de fazer escolhas para o futuro.

O Currículo Internacional possibilita a candidatura dos alunos a universidades portuguesas e estrangeiras, dependendo da escolha das suas disciplinas e avaliações.

Ao longo destes 6 anos, o currículo é enriquecido com Música, Educação Física e Cambridge Global Perspectives. A conclusão de cada uma das fases é feita com base nos resultados dos Exames Internacionais Cambridge, cujas avaliações são feitas a partir de critérios externos.

 
e-agopra.png

Middle School

5º AO 8º ANO
10-14 ANOS DE IDADE

 
DSC02899.jpg
 

MIDDLE SCHOOL

5º ao 8º ano
10-14 anos de idade

 

Currículo
Nacional Português
(5º e 6º ano)

Currículo Internacional Cambridge*
(7º e 8º ano)

*Enriquecido

LÍNGUA DE ENSINO 5º e 6º
Principal Português
Secundária Inglês

LÍNGUA DE ENSINO 7º e 8º
Principal Inglês

Para o ano letivo de 2024-25, o 5º e o 6º anos seguirão o currículo português.

A partir do ano letivo de 2025-26, faremos a transição para o currículo de Cambridge, começando no 5º ano.

Disciplinas 5º e 6º

  • Português (como 1ª ou 2ª língua)

  • Inglês (como 1ª ou 2ª língua)

  • História e Geografia de Portugal

  • Educação Visual

  • Educação Tecnológica

  • Educação Física

  • Matemática

  • Ciências Naturais

  • Música

  • TIC

 

Disciplinas obrigatórias enriquecidas
(5.º e 6.º anos)

  • Competências de estudo

  • Competências de construção

  • Competências de inglês

  • Assembleia de turma

  • Workshops

  • Global Prespectives

  • Física e Química

  • SER (Re-design Social e Emocional)

Disciplinas 7º e 8º

  • Artes e design

  • Perspectivas globais

  • Literacia digital

  • Português (como 1ª ou 2ª língua)

  • Inglês (como 1ª ou 2ª língua)

  • Espanhol ou Francês

  • História e Geografia

  • Matemática

  • Música

  • Educação Física

  • Ciências (Biologia, Física e Química)

 

Disciplinas obrigatórias enriquecidas
(7.º e 8.º anos)

  • Assembleia de turma

  • Design e tecnologia

  • Workshops: para experimentar temas de acordo com os interesses dos alunos

  • SER (Re-design Social e Emocional)

bg_12-14.jpg

Secondary: IGCSE

9º ao 10º ANO
14 A 16 ANOS DE IDADE

 
DSC02916.jpg
 

Secondary (IGCSE)

9º E 10º ANO
14-16 ANOS DE IDADE

 

Currículo
Internacional Cambridge*

*Enriquecido
Exames Internacionais Cambridge

LÍNGUA DE ENSINO
Principal Inglês

O Cambridge IGCSE ajuda os alunos a desenvolver competências de pensamento criativo, investigação e resolução de problemas. É a base perfeita para o estudo avançado do AS & A-Level.

Disciplinas
Obrigatórias

  • Português (como 1ª ou 2ª língua)

  • Inglês (como 1ª ou 2ª língua)

  • Matemática

  • Ciências (Coordinated Sciences)


Enriquecimento Curricular

  • Educação Física

  • SER

  • Assembleia de Turma

Disciplinas
Opcionais

(Pelo menos 3)

  • Arte e design

  • Comércio

  • Design e Tecnologia

  • Gestão Ambiental

  • Francês

  • Prespectivas Globais

  • História

  • TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)

  • Música

  • Sociologia

  • Espanhol

bg_14-16.jpg

Secundário: AS & A-Level

11º e 12º ano
16-18 anos de idade

 
yttt.png
 

Secundário (AS & A-Level)

11º e 12º ano
16-18 anos de idade

 

Currículo
Internacional Cambridge*
*Enriquecido

A-level
AICE diploma

Língua de Ensino
Principal Inglês

Existem duas formas de os alunos concluírem o Ensino Secundário : AICE Diploma ou A-Levels. Se os alunos optarem por fazer o A-Levels em vez de concluírem o AICE Diploma, devem passar nos exames de A-level em pelo menos 3 disciplinas no final do curso.

A-LEVEL

Altamente valorizado pelas universidades a nível mundial e preferido pelos nossos alunos. Para o obterem, os alunos têm de se destacar em três ou quatro qualificações A-Level completas, englobando as componentes AS e A2 em três/quatro disciplinas da sua escolha. Esta via oferece flexibilidade para adaptar o percurso académico aos interesses individuais sem restrições de disciplinas.

DIPLOMA AICE

Oferece flexibilidade nas disciplinas, uma vez que é composto por 6 créditos e um AS em Perspectivas Globais. Cada AS vale 1 crédito, e um A-Level completo (AS + A2) conta como 2 créditos, proporcionando uma experiência educacional abrangente. Os créditos devem ser escolhidos de entre 3 grupos: matemática e ciências, humanidades e artes, e línguas, com pelo menos 1 crédito de cada grupo. Isto promove uma aprendizagem diversificada. Em Portugal, o Diploma AICE tem uma equivalência significativa, mas muitos países só o aceitam se englobar 3 A-Levels completos.

Grupos de disciplinas:

  • Matemática, História, Psicologia, Arte e Design, Perspectivas Globais

  • Química, Gestão de Empresas, Língua e Literatura Espanhola, Gestão Ambiental

  • Física, Literatura Inglesa, Design e Tecnologia, Perspectivas Globais

  • Biologia, Estudo dos Media, Língua e Literatura Portuguesa, Língua Inglesa, Tecnologias da Informação

PARA OS A-LEVELS
Pelo menos 3 disciplinas do nível alargado de diferentes grupos

PARA O DIPLOMA AICE
Pelo menos 7 créditos de diferentes grupos
Global Perspectives é obrigatório para o diploma AICE (1 crédito)

Disciplinas do AS = 1 crédito | Disciplinas do A-Level = 2 créditos

Currículo enriquecido

  • Educação Física

  • SER

  • Assembleia de turma


 

Lucas Tito de Morais
Antigo aluno - turma de 2023
Admitido na Nova School of Business and Economics com uma bolsa de 100% de mérito
distinguido com um Prémio de Mérito na Gala da Educação da Câmara Municipal de Cascais

“O meu percurso na Aprendizes - Escola Internacional de Aprendizagem Ativa foi uma experiência transformadora e crucial para o meu crescimento académico e pessoal. Entrei para a escola no IGCSE 2 e, desde o início, a Aprendizes proporcionou-me uma base sólida de conhecimento e disciplina. Graças ao ambiente estimulante e à dedicação dos professores, consegui obter notas máximas, destacando-me tanto pela qualidade académica como pelo comportamento exemplar.

Na nossa escola, tive a oportunidade de ser eu próprio, de crescer e de me exprimir com autenticidade. O ambiente acolhedor e estimulante permitiu-me desenvolver não só as minhas competências académicas, mas também a minha confiança e visão de futuro.”

bg_16-17-2.jpg
 

Enriquecimento
Curricular

 
 
DSCF3565.jpg
 
 
 

PrÉ-ESCOLAR E PRIMÁRIA

Ioga

O ioga nutre a força interior e a autoaceitação. Encoraja a relaxarem e a divertirem-se enquanto desenvolvem força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também consciência corporal, concentração e autoconfiança.

 

PrÉ-ESCOLAR E PRIMÁRIA

Meditação

Através do foco no ser interior, e exercícios de criatividade que abrem horizontes para novas realidades e conquistas, aumentamos o auto conhecimento e os alunos ganham consciência dos seus pensamentos e emoções. Os benefícios da meditação são sentidos na auto-estima, auto-disciplina, auto-afirmação, paz interior e criatividade.

 

PrÉ-ESCOLAR E PRIMÁRIA

Atividades na Floresta

Valorizamos as atividades ao ar livre e prezamos o contato com a natureza. Levamos a pré-escolar para a bela floresta atrás da nossa escola todas as semanas e promovemos passeios regulares na floresta para os alunos mais velhos.

 

PRIMÁRIA & MIDDLE

Workshops

Os workshops desempenham um papel vital na promoção da criatividade, no desenvolvimento de competências e no incentivo ao crescimento pessoal. Ao oferecer diversas opções, damos aos alunos a oportunidade de explorarem as suas paixões, ganharem confiança e cultivarem competências essenciais para a vida.

Estes workshops enriquecem a experiência educativa, ajudando os alunos a descobrir os seus pontos fortes e interesses de uma forma prática e envolvente.

 

Pré-escolar, PRIMÁRIa, Middle & SECUNDÁRIO

SER (Re-design Socioemocional)

Centrado na promoção do bem-estar dos alunos de todas as idades. Esta abordagem inovadora visa dotar os alunos das competências e ferramentas de que necessitam para gerir as suas emoções, construir relações saudáveis e promover um forte sentido de auto-consciência.

MIDDLE SCHOOL & SECUNDÁRIO

Assembleia de Turma

A Assembleia de Turma é um encontro semanal realizado todas as sextas-feiras com os nossos Diretores de Turma, proporcionando uma oportunidade para os alunos se reunirem como uma comunidade e reflectirem sobre as suas experiências partilhadas.

Promove a construção da comunidade, a reflexão e a inspiração, o reconhecimento do sucesso, o diálogo aberto e o incentivo a uma cultura escolar positiva. Estes encontros são parte integrante da nossa semana, criando um ambiente de apoio e inspiração para todos.

MIDDLE

Disciplinas e competências enriquecidas

O enriquecimento do nosso currículo inclui:

  • Competências de estudo: Técnicas para uma aprendizagem eficaz e pensamento crítico.

  • Construção de Competências: Resolução prática de problemas e trabalho em equipa.

  • Competências de inglês: Comunicação avançada e literacia global.

  • Perspectivas globais: Pensamento crítico sobre questões e culturas globais.

  • Física e Química: STEM fundamental através de experiências práticas.

  • Design e tecnologia: Criatividade e inovação em projectos de design.

SECUNDÁRIO

Educação Física

Incluímos a Educação Física (EF) no currículo do ensino secundário para apoiar o bem-estar geral dos alunos.

A EF promove a aptidão física, incentiva hábitos saudáveis e ajuda a reduzir o stress, melhorando também a concentração. Desenvolve competências importantes para a vida, como o trabalho em equipa, a liderança, a disciplina e a resiliência, que são essenciais para o sucesso académico e pessoal.

A educação física desempenha um papel fundamental para ajudar os alunos a manterem-se activos, equilibrados e preparados para o futuro.

 

Atividades Co-Curriculares

 
 
extra_banner.jpg

Acreditamos firmemente que estas actividades proporcionam aos nossos alunos oportunidades para adquirirem competências essenciais para a vida, reforçarem a autoestima, alargarem as suas perspectivas e promoverem uma maior independência, para além de os ajudarem a expandir os seus círculos sociais para além da sala de aula.

 

Actividades extracurriculares

Estas actividades requerem uma inscrição separada e uma taxa adicional. São adaptadas aos interesses individuais e incluem oportunidades especializadas para que os alunos desenvolvam competências únicas ou prossigam passatempos fora das ofertas normais da escola.

Actividades extra-curriculares disponíveis

Os pais receberão um e-mail em cada período para se inscreverem

Para mais informações e taxas, clique aqui.

Para além das actividades extracurriculares que temos na escola após as aulas, temos também parcerias com várias instituições externas que os pais podem contactar diretamente se estiverem interessados.

Veja AQUI todos os contactos das nossas parcerias

 

CLUBES académicos e não académicos

Os Clubes Académicos foram concebidos para aprofundar os conhecimentos e competências específicos de uma disciplina. Estes clubes apoiam e alargam a aprendizagem na sala de aula. São ideais para alunos que desejam desafiar-se intelectualmente e explorar tópicos com maior profundidade.

Os Clubes Não Académicos centram-se em áreas como a criatividade, a liderança e o trabalho de equipa. Incentivam o crescimento pessoal e a interação social, proporcionando um ambiente divertido e descontraído para os alunos explorarem interesses que não estão diretamente ligados aos estudos.

Visitas de estudo

Todos os nossos alunos participam em visitas de estudo como parte integrante do seu programa curricular.

Estas experiências são cuidadosamente planeadas para melhorar a aprendizagem na sala de aula, proporcionando aos alunos oportunidades práticas para explorar aplicações do mundo real dos seus estudos.

As visitas de estudo desempenham um papel vital na promoção da curiosidade, do pensamento crítico e de uma compreensão mais profunda de várias disciplinas, ao mesmo tempo que incentivam a interação social e o trabalho de equipa em ambientes dinâmicos fora do ambiente escolar.

 

DUKE OF EDINBURGH AWARD

Um programa reconhecido internacionalmente que desenvolve as capacidades dos alunos, a sua aptidão física e o seu empenhamento no serviço comunitário. Promove a resiliência, a liderança e o espírito de aventura.

Recentemente, os nossos alunos celebraram os seus feitos com a sua primeira Cerimónia de Entrega de Prémios para o nível Bronze.


MODELO DAS NAÇÕES UNIDAS (MUN)

Um programa envolvente que simula debates da ONU, ajudando os alunos a desenvolver competências em diplomacia, falar em público, investigação e colaboração, ao mesmo tempo que adquirem uma perspetiva global.

Este ano, os nossos alunos já participaram em várias edições do MUN.


CLUBE DESPORTIVO

Na nossa escola, oferecemos uma variedade de actividades desportivas a todos os alunos, promovendo o trabalho de equipa, a disciplina e um estilo de vida saudável. Para o próximo período, o nosso Clube Desportivo incluirá as seguintes actividades:

  • Basquetebol (raparigas): 3º ao 12º ano

  • Futebol (rapazes): 3º ao 12º ano

  • Voleibol (raparigas): 9º ao 10º ano

Todos os desportos de equipa são realizados das 16:00 às 17:00 horas.

As actividades adicionais incluem:

  • Cross Country: Quintas-feiras das 4:00 PM às 5:00 PM

  • Ciclismo de montanha: Sextas-feiras das 16:00 às 17:30

O desporto desempenha um papel vital na nossa escola, apoiando o bem-estar físico e mental. Para além de desenvolverem a aptidão física e as competências, estas actividades ensinam lições valiosas sobre trabalho de equipa, perseverança e liderança, ao mesmo tempo que proporcionam uma saída para os alunos se manterem activos e se relacionarem com os seus colegas.

Estamos empenhados em fomentar o gosto pelo desporto e em garantir que todos os alunos têm a oportunidade de participar e de se desenvolver num ambiente de apoio e de energia.

 

 Bem Estar

 
 
shedule.jpg
 

A nossa Equipa de Bem-Estar tem como principal objetivo estar disponível para apoiar os alunos, os pais e o pessoal no seu crescimento e funções.

Uma sólida equipa de psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e técnicos de apoio à aprendizagem está alinhada com as escolas e as famílias para apoiar e intervir em questões comportamentais, emocionais, linguísticas, sociais, de aprendizagem e sistémicas.

 

Terapias

Prevenção e Desenvolvimento - SER

Cuidados Comportamentais

Apoio à Aprendizagem

 
 

A equipa tem várias linhas de ação:

  • Observar os alunos em todos os contextos escolares

  • Auxiliar os professores e o pessoal no seu papel e necessidades

  • Guiar os professores na gestão dos alunos

  • Dinâmicas de grupo de trabalho/turma

  • Dar a aula Social and Emotional Redesign

  • Avaliações terapêuticas

  • Intervenções terapêuticas

Através de fronteiras empáticas e firmes, a equipa também tem como objetivo:

  • Assegurar e desenvolver um equilíbrio entre a vida escolar cognitiva, emocional, física e social do seu filho.

  • Assegurar que os alunos são auto-suficientes através do desenvolvimento da autoconfiança e consciência, com uma perspetiva empática e conhecedora dos outros e do mundo.

  • Apoiar e melhorar o processo de aprendizagem e permitir que este seja transferido para fora da sala de aula.