A Nossa Visão & Missão
Juntos
Educamos
para a Mudança
Juntos
“É preciso uma aldeia para criar uma criança”
Provérbio africano
Abraçando este adágio, subscrevemos e cultivamos relações de igualdade e de carinho entre os nossos alunos, professores, funcionários e pais. Com uma intenção comum e um desejo coletivo de bem-estar e sucesso dos nossos alunos, cultivamos uma comunidade forte.
A nossa convicção no poder da diversidade leva-nos a criar um ambiente inclusivo e convidativo que dá as boas-vindas a todos, independentemente da nacionalidade, religião, raça, capacidade, sexualidade ou contexto socioeconómico. A nossa estrutura organizacional não é hierárquica, privilegiando a tomada de decisão democrática e permitindo que todos contribuam. Enquanto organização aprendente, refletimos muitas vezes no "porquê" de fazermos o que fazemos e procuramos regularmente obter o parecer dos nossos alunos, equipa e pais.
Queremos "ser os melhores - mas nunca sozinhos", para garantir um ensino de qualidade a todas as crianças. Para tal, colaboramos com outras instituições, partilhando de bom grado o que fazemos e como o fazemos.
...Educamos...
Acreditamos que uma criança imersa num ambiente de apoio e amor que seja estimulante, adquirirá naturalmente o domínio de quaisquer que sejam as suas paixões. Assim, podem desenvolver a sua autoestima e sentir-se empoderadas, motivadas e seguras. Vemos as crianças como elas são, respeitamos a sua individualidade e nunca as vemos como o problema. Elas podem ter problemas - mas não são os seus problemas.
A educação, tal como a vemos, é uma viagem ao longo da vida. Enquanto escola, estamos lá para guiar os alunos neste caminho. Por vezes, caminhando à frente deles e estabelecendo expetativas e dando orientações. Outras vezes, caminhando ao seu lado e dando-lhes a mão. E, mais frequentemente, caminhando atrás deles e apoiando a sua aprendizagem.
Estabelecemos expetativas elevadas e acreditamos plenamente nos alunos para que eles também possam acreditar em si próprios (Growth Mindset). Trabalhamos para que sejam bem sucedidos, para que possam ser protagonistas do seu destino e desfrutar de uma vida plena.
Numa abordagem bilingue (Inglês e Português), abraçando a aprendizagem ativa, damos igual valor ao desempenho académico (Matemática, Ciências Naturais e Sociais, Línguas, Educação Física, Artes e Música), ao bem-estar ("Social Emotional Redesign", Yoga, Brincar e desfrutar da Natureza) e ao envolvimento dos alunos (Experimentar, Explorar, Voluntariado, Empreendedorismo).
Para proporcionar as melhores condições de aprendizagem, o nosso compromisso estende-se ao desenvolvimento de um espaço físico acolhedor, que inclui instalações generosas, refeições orgânicas saudáveis, extensas áreas de recreio, instalações desportivas variadas, animais na escola e acesso a jardins e espaços florestais. Simultaneamente, criamos um ambiente de aprendizagem seguro, caracterizado por um empenho constante em eliminar situações de bullying e na garantia de que nenhuma criança se sente isolada.
...para a Mudança.
Assumimos o nosso papel de cidadãos ativos a nível local e global, agindo para tornar a nossa sociedade mais justa, transparente, afetuosa e sustentável, tal como definido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, é importante que todos nos questionemos quais os aspetos do nosso comportamento que contribuem para problemas como a poluição, o desperdício e a injustiça, bem como reconhecer os nossos contributos individuais para as soluções através da tomada de consciência, da colaboração e da ação. Trazemos o mundo para a escola e a escola para o mundo.
O mundo muda rapidamente e nós estamos dispostos a evoluir com ele e não contra ele. Como resultado, valorizamos o pensamento e questionamento crítico, a resolução criativa e colaborativa de problemas e numa cultura que integra o erro e onde podemos “falhar, falhar de novo e falhar melhor”.
Queremos garantir que as crianças conhecem bem os seus direitos (participar, ser ouvido, ser incluído, ...), bem como as suas responsabilidades (tratar os outros com respeito, ouvir ativamente, contribuir para a comunidade, ...).
Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo.
A Nossa Maneira de Trabalhar
“Não treine as crianças a aprender pela força e aspereza, mas direcione-as para o que diverte as suas mentes, para que possam descobrir, com mais precisão, a tendência peculiar do génio de cada uma.”
_PLATÃO
Desenvolvemos a criança como um todo, com uma abordagem centrada no aluno, através de aprendizagem ativa num ambiente seguro e inclusivo.
O Nosso Enquadramento Estratégico
“As crianças devem ser ensinadas a pensar e não o que pensar.”
_Margaret Mead
O mundo à nossa volta está em constante mudança e nós evoluímos com ele. Não nos cingimos a nenhum modelo pedagógico em particular, mas inspiramo-nos em vários modelos e filosofias de educação.
OBJETIVO
Desenvolvimento Total da Criança
A nossa abordagem é focada no bem-estar físico e emocional.
Respeitamos a individualidade e o ritmo de cada criança/aluno e esforçamo-nos para atender aos interesses dos alunos.
METODOLOGIA
Aprendizagem Ativa
Do passivo ao ativo: encorajamos a aprendizagem através da experimentação. Acreditamos que aprender através da brincadeira promove alegria, envolvimento e criatividade. Às vezes fazemos coisas para os nossos alunos. Mais frequentemente fazemos coisas com os nossos alunos. Na maioria das vezes, deixamos que sejam feitas pelos alunos.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Abordagem Centrada
no Aluno
A criança deve vir sempre em primeiro lugar. Atendemos aos interesses dos alunos de forma a explorar a sua inteligência e capacidades, respeitando a individualidade de cada criança.
Ambiente
Segurança & Inclusão
Todos têm o direito de trabalhar e aprender num ambiente seguro e protegido. A nossa cultura escolar reconhece e celebra a diversidade. Todos são convidados a contribuir para tornarmos a Aprendizes numa comunidade segura, respeitadora e inclusiva.
A Nossa Prática
Pedagógica
High-Scope
Apoiamos as práticas que estão presentes na aprendizagem ativa e o facto de esta colocar a criança no centro do processo, inspirando-nos a aprender através da ação e das interações positivas entre adultos e crianças. Valorizamos as dinâmicas desenvolvidas num espaço de aprendizagem amigável para a criança e reconhecemos a importância duma rotina diária consistente, que nos dá a possibilidade de trabalhar diferentes práticas dentro do mesmo horário (grande grupo; pequeno grupo; trabalho individual).
Waldorf
No caminho para uma educação mais humana, somos inspirados a respeitar o ritmo natural da criança e a manter uma visão holística onde a educação através da arte, contacto com a natureza e uma forte ligação professor-aluno, têm um papel importante.
Movimento Escola Moderna
Somos inspirados pela ideia de comunidade, refletida pelas nossas assembleias de escola, o nosso conselho diretivo, associação de estudantes, diários de turma, apresentações e trabalho comunitário.
Pensamento Educacional Nórdico
Temos presente a importância de brincar, igualdade, liberdade com responsabilidade, colaboração e pensamento critico que desafia as normas das escolas tradicionais.
O Nosso Modelo
Organizacional
Temos uma estrutura organizacional de inspiração sociocrática, com uma liderança compartilhada e poder distribuído.
Valorizamos uma cultura de empoderamento e um ambiente onde alunos e funcionários tenham espaço para florescer e contribuir para a nossa missão.
Na nossa visão, uma escola não é apenas uma instituição física, mas uma comunidade harmoniosa de indivíduos que se juntam com valores e objectivos partilhados. A nossa equipa é cuidadosamente escolhida pelos seus talentos, humildade, cuidado, inteligência, humor e capacidade de ensino. As relações entre a direção, a liderança, a equipa e os alunos da nossa escola baseiam-se na equidade, na comunicação, na compreensão e no respeito mútuo.
A equipa está distribuída pelas diferentes áreas e secções da escola: Pre-escolar; Primária, Middle School e Secundário, todos apoiados pela coordenação pedagógica.
A Equipa de Direção (Team for Direction) é o grupo que assume a liderança global e a responsabilidade pela direção geral, pedagógica e administrativa do pessoal e dos alunos. Cada secção da escola está representada nesta equipa. A direção é composta pelos dois proprietários da escola.
“As crianças devem ser ensinadas a pensar e não o que pensar.” _Margaret Mead
Diversidade
& Inclusão
ACREDITAMOS NA INCLUSÃO, na partilha de aprendizagens e no desenvolvimento de relações. Alunos partilham AULAS E PROFESSORES, INDEPENDENTEMENTE DAS SUAS NECESSIDADES.
Somos uma escola onde todos são bem-vindos, independentemente das suas origens ou necessidades, desde funcionários e professores a alunos e pais. Cada criança é única e tentamos promover um ambiente onde se sintam confortáveis e seguros para se expressarem.
Natureza
VEMOS A RELAÇÃO COM A NATUREZA COMO UM DOS GRANDES RECURSOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.
A escola foi projetada de forma a que os nossos alunos tenham contato diário com a natureza. Procuramos abraçar a rica geografia única da área de Cascais / Sintra - um ambiente exterior verde e biodiversificado que temos à porta da nossa escola. Para as crianças do pré-escolar, fazemos passeios na floresta todas as semanas.
Sustentabilidade
OS NOSSOS ALUNOS CRESCEM ATENTOS à diferença que os pequenos gestos podem fazer.
Cuidar do nosso planeta é o melhor investimento para o futuro. É com orgulho que alinhamos os nossos esforços com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Ao integrar estes objetivos globais no nosso currículo, os nossos alunos aplicam o conceito de sustentabilidade e compreendem o respetivo impacto das ações sustentáveis que adotam.
Pensamento
Crítico
O DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR E CRIATIVO LEVA AO PENSAMENTO CRÍTICO.
O pensamento crítico é uma habilidade transversal que estimulamos, desafiando os nossos alunos, nas aulas e fora da sala de aula. Os nossos alunos aprendem e desenvolvem habilidades de pesquisa, processamento e análise de informação, para debaterem e comunicarem de uma forma atenciosa e respeitosa.
Criatividade e Liderança
Fornecemos recursos acessíveis e oportunidades para pensadores adaptáveis explorarem soluções a problemas de forma criativa.
Apoiamos os nossos alunos para que sejam criativos e confiantes, vivendo o fracasso como parte do processo para atingir a excelência. Encorajamo-los a tomarem ações, explorar o mundo com empatia e pensar de forma inovadora. Como parte do nosso compromisso de cultivar estas qualidades, orgulhamo-nos de trabalhar em parceria com o Prémio do Duque de Edimburgo.
Colaboração e Trabalho de Equipa
FOCO NA COOPERAÇÃO PARA UMA COMPETIÇÃO SAUDÁVEL.
Num mundo cada vez mais globalizado, pensar em conjunto para resolver um problema comum é uma competência para a vida.
Ao criar a ponte entre realização e envolvimento coletivo, desenvolvemos futuros cidadãos capazes de transformar o mundo de forma colaborativa.
Domínio Académico
EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS de ensino ativo BENEFICIAm O DESENVOLVIMENTO intelectual.
Queremos que os nossos alunos tenham um bom desempenho académico e desenvolvam competências transversais, aplicando o que aprenderam, para se tornarem cidadãos globais ativos.
Capacidades essenciais de pensamento através da prática persistente: agilidade mental, empatia, criatividade e pensamento crítico.
Cidadania Global
OFERECEMOS LIBERDADE CRIATIVA E ANALÍTICA PARA OS ALUNOS INOVAREM E EXPLORAREM O MUNDO COM EMPATIA.
As nossas crianças são desafiadas a assumir papéis ativos dentro da nossa comunidade e capacitadas para agir local e globalmente, para construir uma sociedade mais pacífica, tolerante e inclusiva. Para além disso, colaboramos com o programa Model United Nations (MUN) em toda a escola, fomentando as competências diplomáticas e a consciência global dos nossos alunos.