CONVERSAR SOBRE A GUERRA | TO TALK ABOUT THE WAR

por/by Paula Cordeiro

Estamos todos conscientes dos acontecimentos dos últimos dias. No mundo ligado em que vivemos é impossível evitar o contacto das crianças e jovens com notícias ou imagens da guerra, é fulcral que saibamos como gerir isto entre os mais novos para que os possamos proteger.

Gerir e proteger os mais novos

Na nossa escola assumimos uma posição de acompanhamento pela nossa equipa de psicólogos que já abordou a temática nas aulas de SER e que apresenta agora algumas recomendações aos pais, como:

  • Acompanhar as notícias nos horários de descanso das crianças. Em alternativa ajudá-los a encontrar órgãos de comunicação onde possam ter acesso a notícias para crianças. Como https://www.bbc.co.uk/newsround

  • Explicar os assuntos com palavras simples e responder às suas questões de acordo com a sua idade e capacidade de compreensão.

  • Ajudar as crianças e jovens a bloquear ou silenciar conteúdos explícitos nas redes sociais online para que não se sintam assoberbados por imagens e vídeos de momentos de violência que lhes possam trazer medo ou ansiedade.

  • O conflito é inevitável, até que os limites sejam ultrapassados. A empatia é fundamental, não importa quais sejam as nossas necessidades ou desejos.

  • É importante não ocorrer em generalizações e estigmatizações "Todos os russos são assim...". Há diferenças entre os governos e as suas decisões e os seus habitantes, as pessoas nem sempre concordam com seus governos.

  • Devemos mostrar-lhes que é normal sentirem-se tristes, com raiva ou com medo, devemos, porém, explicar que eles estão seguros aqui. Para ajudar neste processo devemos manter a sua rotina o mais possível.

Consequências e padrões de comportamento

A guerra não é fácil de compreender ou aceitar, mesmo para os adultos. Afinal, a violência constrasta directamente com as mensagens de respeito, bondade, paz e compaixão que os adultos repetem constantemente às crianças/jovens. Mas, as crianças e os jovens compreendem o que é o sofrimento.

Perante uma guerra, é natural encontrar padrões de comportamento:

  • muitas crianças pode crianças/jovens sentir-se confusas, perturbadas, ansiosas, assustadas, preocupadas ou tristes.

  • podem revelar alterações nos padrões de sono (por exemplo, ter pesadelos, dificuldade em adormecer ou acordar mais cedo do que o habitual),

  • podem ter mudanças no comportamento, perder o apetite ou manifestar dificuldades em manter a atenção e concentração. 

É importante que estejamos vigilantes ao comportamento das crianças e jovens e se observarmos alguma destas alterações talvez seja importante contactar um profissional. 

We are all aware of the events of the last few days. In the connected world in which we live, it is impossible to prevent our children and young people from seeing the news, videos or images of war. Therefore, we need to manage the overwhelming effects on our youngest children so that we can protect them.

How to manage and protect

At our school, our team of psychologists take on a supportive role. The topic has already been addressed in SER classes. Our psychologists also have some recommendations for parents, such as:

  • Try to follow the news when children are not present. Alternatively, please help them find media outlets where they can access news for children, such as https://www.bbc.co.uk/newsround

  • Answer their questions and explain the topic using simple language appropriate to their age and ability to understand.

  • Help children and young people filter, silence or block extreme content on online social networks. It will prevent them from being overwhelmed by violent images and videos that may cause fear or anxiety.

  • Conflict is inevitable when limits and boundaries are crossed. Empathy is critical, no matter what our needs or desires are.

  • It is crucial not to use generalisations or stigmatisations, such as "All Russians are like that...". There are often differences between governments, their decisions and those of their citizens. People do not always agree with their governments.

  • We must show our children that it is normal to feel sad, angry or afraid, but we must explain that they are safe here. To help with this process, we should keep our routines as much as possible.

Consequences and behaviour patterns

War is not easy to understand or accept, even for adults. After all, violence contrasts directly with the messages of respect, kindness, peace and compassion that adults constantly repeat to children/young people. But children and young people understand what suffering is.

In the face of war, it is natural to find some behaviour patterns:

  • Children/young people might feel confused, upset, anxious, scared, worried or sad.

  • They may have changes in sleep patterns (e.g. having nightmares, difficulty falling asleep or waking up earlier than usual),

  • Behaviour issues, loss of appetite, or difficulty maintaining attention and concentration can also be a consequence.

We must be vigilant about the behaviour of children and young people. If we notice any of these changes, it may be essential to contact a professional.

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